UBUNTU EM KHAYELITSHA

 

Este é um conto de um vilarejo - bem conhecido e temido - direto da boca de alguém que viveu lá. O vilarejo de que estou falando é Khayelitsha. Muitas pessoas têm o equívoco popular de que Khayelitsha é um lugar perigoso para se viver ou até mesmo entrar, e não me interpretem mal, não é o lugar mais seguro do mundo. Mas, novamente, um lugar como esse não existe. No entanto, Khayelitsha é mais do que o que as pessoas acham que é. É um lugar de amor, amizade, generosidade e comunidade. Aqui está a minha história crescendo no município de Khayelitsha.

Eu não nasci em Khayelitsha, mas vivi uma vida confortável na segurança dos subúrbios até que o trabalho do meu pai fechou, e foi aí que tudo mudou. Desenraizada de nossa casa nos subúrbios, o medo tomou conta quando entramos no desconhecido. Não sei o que era pior, deixando nossa zona de conforto para um lugar que normalmente vemos na TV como "um lugar perigoso" ou o fato de que tudo mudaria.

No entanto, eu estava tão errado! Khayelitsha, que significa "nova casa" em isiXhosa, foi verdadeiramente um novo começo para minha família! Eu esperava ser miserável lá, mas 21 anos depois e eu ainda estou tão apaixonado por Khayelitsha, o lugar que eu ainda considero em casa. De repente, visitar os subúrbios parece tão monótono em comparação com a atmosfera vibrante do vilarejo.

Todo o mundo em Khayelitsha era tão quente e acolhedor, eu fiquei chocado - agradavelmente chocado! Eu nunca havia experimentado o Ubuntu (significando humanidade). Apesar de não ter muito, as pessoas sempre foram genuinamente felizes. Não faltava nada para ninguém porque a comunidade estava sempre lá para o outro, sempre ajudando uns aos outros. De "pegar emprestado" uma xícara de açúcar do vizinho para cortar legumes em um casamento, a comunidade estava envolvida. Tão envolvida que alguns idosos se envolveriam em criar os filhos de outra pessoa! Sempre haveria tios ímpares (todo adulto do sexo masculino era seu tio) derramando seus corações em narrar velhas histórias de guerra e pessoas dispostas a compartilhar seu último pedaço de pão. Este é um lugar onde os trabalhadores domésticos trabalham duro para produzir diplomas para os seus filhos. Khayelitsha é mais do que os barracos ao lado da estrada e crianças sujas jogando futebol em um campo arenoso. Este é um lugar onde as pessoas que vivem nos barracos se orgulham de cobrir o interior com novos jornais e azulejos de vinil para mostrar suas casas.

Como um dos maiores vilarejos da África do Sul, tornou-se uma atração turística muito popular como muitas pessoas querem experimentar a cultura rica e projetos empresariais dentro do município. Um deles tem a opção de passar de verdade: experimentando de vendedores ambulantes que fazem churrasco (grelhando carne em fogo aberto) ou sentados em restaurantes locais como The Milk, Khayelitsha Pizza, KwaAce e Department of Coffee.

Se você quer aproveitar a Lookout Hill (um centro turístico aberto para promover o turismo), uma bebida no KwaAce, asas de frango de um vendedor de rua, passear na praia de Monwabisi, um mini passeio de bicicleta ou tirar selfies dentro de um barraco - Khayelitsha tem tudo.

Este lugar me ensinou e ainda está me ensinando, para valorizar tudo o que eu tenho. Esta é a minha casa. Isso é Khayelitsha.